ASSUNTOS Arte naïf

1. O termo arte naïf aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes. Nesse sentido, a expressão se confunde freqüentemente com arte popular, arte primitiva e art brüt, por…

Ver mais

2. Refere-se à arte criada por artistas ou artesãos não profissionais que não tiveram treinamento formal e muitas vezes são autodidatas. Normalmente exibe a pobre compreensão da anatomia do artista que carece de domínio da perspectiva convencional e outras marcas dos artistas treinados. (GETTY…

Ver mais

3. Termo aplicado à pintura (e, em um grau muito menor, à escultura) sem especialização convencional em habilidades ilusionistas, mas produzida no contexto de culturas nas quais essas habilidades constituem a norma profissional. As cores são caracteristicamente brilhantes e não naturalistas, a…

Ver mais

4. Naif: palavra francesa que significa ingênuo, simples, e que é usada para classificar a arte de certos pintores do final do século XIX, que se caracterizavam pela busca da candura e da ingenuidade, desenvolvendo uma obra espontaneista e autodidata, sem qualquer propósito científico, resultando em uma pintura com uma composição primitiva e minuciosamente detalhada em cores brilhantes, inteligível facilmente por qualquer espectador. Entre os mais célebres naif, podem ser incluídos o francês Douanier Rousseau e a norte-americana Grandma Moses. (MARCONDES, 1998, p. 200).