A Galeria Municipal de Artes Plásticas de Marília, instituída pelo Decreto nº 5.486/2003, dedica-se a promover exposições temporárias, tanto individuais quanto coletivas, de artistas de Marília e região, bem como a exibir obras de seu acervo. Com cerca de 400 obras em seu acervo, a Galeria cumpre um papel essencial na preservação e valorização da memória cultural e artística do município.
A missão do acervo é a de preservar, divulgar e disponibilizar as obras sob sua guarda, fomentando o conhecimento artístico e cultural junto ao público em geral, pesquisadores e artistas.
Para organizar e facilitar o acesso ao acervo, foi implementado o software livre Tainacan, que auxilia a criação de repositórios e acervos digitais.
A estruturação dos metadados segue os padrões da Resolução Normativa Ibram nº 06, de 2021. Para controle de termos de indexação, foram utilizados o “Tesauro de Objetos do Patrimônio Cultural nos Museus Brasileiros”, de Helena Dodd, “Vocabulário Controlado de Materiais e Técnicas” do MACRS , “Tesauro de Arte & Arquiteratura“ do Getty Research Institute e “Vocabulário Controlado” do MASP, assegurando a precisão na catalogação das obras.